Jurado Cosplay geralmente não é um assunto muito discutido dentro da comunidade. Muitas vezes se fala sobre essa "entidade" quando temos "treta" em concurso cosplay, o que não é nada positivo.

Mas será que é importante falar sobre Jurado Cosplay? Sim, e muito! Primeiro vamos estabelecer o que é e qual a sua função, claro que lembrando que cada lugar e concurso vão ter suas próprias peculiaridades.

Um Jurado cosplay é um indivíduo geralmente convidado e/ou contratado para julgar um concurso cosplay. Esse é o entendimento geral. Alguns ainda podem ser chamados para montar a banca de júri, colaborar com regras e fazer a apuração do concurso.

Sua função é julgar da melhor forma e de acordo com as regras estabelecidas no concurso específico que estiver fazendo parte, sempre se utilizando de ética e imparcialidade, demonstrando vontade em exercer a atividade e estar inteirado com o sistema de regras e pontuação.

Do ponto de vista dos cosplayers, o Jurado é uma figura de muita importância e responsabilidade, pois será ele que irá determinar os vencedores de cada categoria, por isso, é imprescindível que as organizações dos eventos escolham com cuidado e atenção o seu júri.

Já do ponto de vista do evento, o Jurado deve ser escolhido para melhor cumprir suas necessidades, que estejam aptos e esclarecidos a julgar pelas suas regras e que façam isso de forma que o concurso discorra positivamente.

Apesar de acontecerem muitas falhas em concursos, as famosas tretas, este não é o objetivo dos concursos e, infelizmente, muitas pessoas já associam concursos a problemas. Isso precisa mudar!

Como isso pode mudar?

A primeira coisa é levar o júri cosplay totalmente a sério, desde a montagem da banca, ao esclarecimento do regulamento, explicação sobre o evento, até a remuneração do jurado. Sim, os jurados precisam ser remunerados. 

Apesar de ser um convite que pode ou não ser aceito, julgar concursos faz parte do trabalho que é realizar um concurso, pois o jurado está colocando ali seus conhecimentos, sua experiência seja em cosplay, em habilidades artesanais, teatrais, etc., além de sua reputação, seu tempo e esforços para que o concurso aconteça da melhor forma.

Então é reconhecendo o valor do profissional de júri que se pode melhorar a experiência do Concurso Cosplay para todos. Seja na escolha de pessoas com mais experiência na área, o treinamento de mais pessoas para júri cosplay, o respeito à atividade, a remuneração, tudo isso tornando o papel do Jurado Cosplay como algo digno e respeitável, podendo inclusive inspirar outros cosplayers a se interessarem a aprender e exercer a atividade.

A segunda coisa é sempre estar em contato com sua comunidade e atento aos acontecimentos dentro da comunidade cosplay nacional e internacional, buscando ouvir, entender e modificar regras, costumes e formatos para melhor atender o público que não para de evoluir.

Cosplay é arte e arte está em constante evolução, por isso nossos concursos precisam acompanhar! Portanto, vamos valorizar e respeitar a atividade de Júri, esse movimento pode ser o início de uma mudança positiva para os nossos concursos, tornando-os mais atraentes para participar e mais respeitáveis dentro da comunidade.

Com este texto inicio uma série de conteúdos sobre Júri Cosplay aqui no site! Podem esperar mais reflexões e conteúdos em mais formatos!



Texto escrito em Maio de 2022 pela jornalista Kiki Bélico. Foto de capa por Mega Hero. Cosplayer: Rafael Esteves.